Passo a passo para montar o Diretório Acadêmico




Junte seus colegas e siga a receita, no final você fará parte de um Diretório Acadêmico que representará os estudantes do seu curso!

Tanto faz se chamados de D.A. (Diretório Acadêmico) ou C.A. (Centro Acadêmico), não há diferenças entre essas duas denominações. O que existe por trás destas siglas é um grupo de universitários, legitamente apoiado pelo coletivo estudantil, que representa os estudantes e luta pelos seus interesses . Pode haver um único para toda a universidade ou vários, um para cada curso, por exemplo. Os mais ativos discutem o currículo acadêmico, promovem atividades esportivas, culturais e científicas, visando a integração das difrentes turmas e cursos. Além disso, encaminham às coordenações de curso a insatisfação dos alunos com o rendimento de professores, grade curricular ou estrutura.  
Construa o Seu!
 
Como criar um Centro Acadêmico (CA) e/ou um Diretório Central dos Estudantes (DCE)?

Montar um CA e/ou DCE é mais fácil do que você imagina. O processo é o mesmo para ambas entidades e basta ter um grupo de estudantes interessados em construí-las. Os passos são simples:

1) Organize uma reunião com os representantes das turmas ou com a galera interessada do curso ou faculdade\Universidade para discutir a importância do CA/DCE e tirar alguns encaminhamentos práticos para fundar a entidade.

2) Nessa mesma reunião a galera reunida já aprova um grupo de pessoas para formar a Comissão Pró-CA/DCE, que vai divulgar para o restante dos estudantes o que é um CA/DCE, pode usar inclusive as informações desta cartilha. A comissão irá, também, fazer uma proposta de Estatuto da entidade (ver modelo no site) e marcará uma Assembléia dos estudantes do curso para aprovar esse estatuto e debater outros temas vinculados à criação do CA/DCE. Essa será a Assembléia de Fundação do CA/DCE.

3 )Nessa Assembléia Geral será definido o nome do CA/DCE, aprovar o estatuto e eleger uma comissão eleitoral que vai organizar a primeira eleição da diretoria da entidade. Também vai definir as regras para a eleição e indicar uma data para a sua realização. Essa Assembléia tem que ser coordenada por estudantes do curso, que deverão escrever uma ata para registrar as suas deliberações.

4) Aí é divulgar a data da eleição, estimular que os estudantes formem chapas para disputar a diretoria da entidade. Essa divulgação tem que ser ampla. Inscritas as chapas, tem que haver um prazo para que elas apresentem suas propostas para o CA/DCE – é a campanha eleitoral para o Centro Acadêmico, uma fase de muito debate e troca de idéias. O dia ou dias da eleição tem que ser organizados de forma a permitir que o maior número possível de estudantes possam votar. Colocar as urnas em lugares estratégicos de grande circulação é uma coisa importante.

5 )Realizada a eleição e apurado os votos, a comissão eleitoral faz a ata registrando o número de votantes e a votação de cada chapa, declarando o vencedor. É importante que esse resultado seja registrado em Cartório, junto com a ata de fundação do CA/DCE, que foi feita na Assembléia Geral.

6) Pronto. O CA/DCE do seu curso já está apto para sair a campo para defender os direitos dos estudantes e participar ativamente do movimento estudantil. A diretoria do CA/DCE precisa, ainda, se filiar à UEE (quando houver) e à UNE (Cadastro www.une.org.br), o que irá garantir que a nova entidade receba os materiais e possa participar dos fóruns de deliberação do movimento estudantil.

Serão necessários alguns documentos que oficializam estas etapas, ata de convocação ata de eleição ata de fundação, ata de posse, estatuto, cujos modelos estarão disponíveis em breve neste site.

E agora, como gerir?

Tanto o CA quanto o DCE devem desenvolver atividades para integrar os estudantes da entidade, tanto como campeonatos anuais, jornal de frequência periódica, sessões de cineclubismo, assembléias de debate, campanha para erradicar problemas específicas da realidade do curso ou universidade. Os gestores da entidade devem pensar na melhor forma de garantir recursos para viabilizar sua programação, que pode ser através de projeto, mensalidade, contribuição dos estudantes, entre outros.

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