MANIFESTO


MANIFESTO DOS UNIVERSITÁRIOS DA
FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA

Em defesa da qualidade de ensino,
Contra os desmandos da Mantenedora FEA e em
Apoio aos professores legalmente concursados em 2.006/2.007

Araçatuba (SP), 4 de novembro de 2.008




Nós, Universitários da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FACFEA), acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Pedagogia e Psicologia dos períodos matutino e noturno, vimos publicamente, por meio do presente Manifesto, posicionarmo-nos em defesa da qualidade de ensino, protestar contra os desmandos da Mantenedora Fundação Educacional Araçatuba (FEA) e declarar nosso apoio aos professores legalmente concursados em 2.006 e 2.007.
Nós, que estamos unidos numa ação de promoção da qualidade do ensino superior, temos, como perspectiva, atuar na direção da construção de uma comunidade acadêmica, a qual zele pelos princípios democráticos basilares da própria sociedade brasileira. Dessarte, reprovamos, manifestadamente, as ações da Mantenedora FEA que não tornam claras e públicas, de modo direto, as circunstâncias ensejantes de sucessivos concursos para professores da FACFEA, o que gera notório sofrimento psíquico no corpo docente, profissional e humanamente ultrajado por certames incapazes de garantir suas próprias proposições justificadoras, além de quedas no rendimento profissional, tensões relacionais, identidade social aviltada e embotamento emocional.
Nós, universitários, qualificamos como ação de desmando a atuação do Senhor Presidente da Mantenedora FEA, João César Bedran de Castro, o qual, em decisão isolada, assina e compromete toda a instituição mediante o Termo de Ajuste de Conduta, ainda que este tenha sido elaborado pelo ilustre Ministério Público do Estado de São Paulo. É arbitrária a atuação por desconsiderar as opiniões do Conselho de Curadores e dos corpos docente e discente acerca da legalidade ou não do concurso de professores de 2.006 e 2.007 e das possíveis medidas coletivas a serem tomadas, para a decretação da conformidade daquele ante o Poder Judiciário.
A Mantenedora FEA indica, com tal atitude, aparente descaso para com o bem-sucedido trabalho do corpo docente, atestado pelo florescente desempenho dos universitários recém-formados. A FACFEA obteve nota 238 no primeiro ranking oficial de instituições de ensino superior elaborado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e divulgado em setembro deste ano, o que a introduz no rol das 100 melhores faculdades isoladas do Estado de São Paulo e a melhor classificada em sua categoria na região noroeste paulista. O resultado comprova o excelente desempenho da FACFEA nas últimas avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em que obteve, em 2.006, o conceito 5 de IDD, o mais elevado, no curso de Psicologia e o conceito 4 de IDD no curso de Pedagogia, com os quais integraram-se estes ao seleto grupo dos 6 melhores do Estado de São Paulo, primeiro da região noroeste paulista e dos 15 melhores do país, no caso do curso de Psicologia, e ao grupo dos 40 melhores do Estado e dos 3 melhores da região, no caso do curso de Pedagogia.
Vale lembrar que as avaliações do MEC são criteriosas e embasadas, além do nível de aprendizado dos formandos nos três últimos exames do Enade, na qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, na titulação dos professores, na opinião dos alunos e na infra-estrutura física. Logo, a bem da verdade, o que alçou a FACFEA à posição de destaque que hoje ocupa não foi o fator físico-estrutural, mas, sim, o fator humano, no qual se destaca a qualidade de seu corpo docente, o mesmo que é, nestes tempos, aviltado com um novo certame e com a pusilanimidade da Mantenedora FEA quanto aos esforços para lutar pela comprovação da legalidade do concurso de professores de 2.006 e 2007 perante o Poder Judiciário. Tal realidade foge aos olhos de uma Mantenedora afastada do cotidiano das salas de aula, onde, justamente, se processa o binômio ensino-aprendizagem, onde o conhecimento ganha vida e cores e frutifica, onde os principais atores e transformadores da educação e do conhecimento estão.
Chega de despolitização, alienação e favorecimento do elitismo no ensino superior! Nossa manifestação é exercício efetivo de cidadania. É denunciante da mutilação da sensibilidade dos fatores humanos envolvidos. É protesto à alimentação da passividade e acriticidade.
Universitários da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba

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